lunes, 7 de septiembre de 2009


E continuando em "clave"...

Hoje ao ouvir um disco, acabado de comprar na Fnac, sitio onde raramente compro alguma coisa, não por boicote e sim porque a oferta é limitada, embora tenha descoberto o tal cd de Manny Oquendo: "Los New Yorkinos" com preço simpático, não verde... perdido e carente na secção de Jazz e como não tinha (muita coisa não tenho) comprei, claro...era irrecusável. Bom...ao começar a ouvir o album, qualquer coisa me disse que existia um elo entre esse disco e outros que tenho vindo a ouvir...voilá...o engenheiro de gravação. Que discos foram esses?

Um foi o "Guasábara" de José Lugo" que falo na posta de bacalhau anterior, outro o "Bionico" dos "Bioritmo" (O melhor album na minha opinião de Salsa do ano 2008..já falarei dele ou não...em fim esse álbum é demasiada música para ser bem entendida ou explicada...e o tempo que gostava fosse mais para escrever) O disco da banda "La Tremenda", que falo noutra posta de pescada com brócolos por ahi, foi masterizado por esse "animal" do som.

Meus amigos, esse "sound engineer" já trabalhou em perto de 4000 discos..agora a fazer um search encontro alguns trabalhos que tenho como o "Rei Momo" de David Byrne...3 Grammys...outros premiados umas 15 vezes...uffff...Fania e não só...mais nomes para que? Uma carreira assombrosa!

Jon Fausty é sem duvidas um dos "unsung heroes" da Salsa. Um "Deus"!!! Se Julio Cortazar ao ouvir tocar o Louis Amstrong comentou qualquer coisa como: "Deveria ter sido ele (o Louis Amstrong) a soprar no homem de terra para lhe dar vida e não Deus, porque sairia um homem melhor"...nos trabalhos onde Fausty colocou os dedos e os ouvidos a coisa saiu com "alma"...


Muitos (ou se calhar não, nunca se sabe) ao acabarem de ler isto se perguntarão: "E a mim que raios me interessa quem é Jon Fausty"?

Pois...


Aqui uma artigo muito interessante: (Em castelhano)

http://www.herencialatina.com/Jon_Fausty/Jon_Fausty.htm

Como falar em Charlie Rosario...outro "esquecido".

1 comentario:

Anónimo dijo...

Salsa...(voltaste)...cheio de pica!... -))

Bjs ...isabel